Os impactos da pandemia trouxeram para o mercado grandes mudanças, entre elas a forma de consumir e, consequentemente, a forma das empresas se comunicarem com o público-alvo também mudou. Essa é uma realidade, inclusive, de empresas B2B.
Confira abaixo algumas das tendências que muitas empresas já estão investindo:
1 – Resiliência
O ano de 2020, provou a todo mundo que tudo pode mudar completamente da noite para o dia. Por isso, esteja sempre atento às mudanças e se adapte ao mercado. Com a pandemia, o posicionamento on-line tornou–se obrigatoriedade entre as marcas que só atuavam em modo off-line.
Outras empresas que tinham “um pé” no on-line, tiveram que ceder e investir em Inbound Marketing para que os negócios continuassem ativos. Algumas mudanças podem ser temporárias, mas existem algumas que nunca voltarão a ser como antes, tenha isso em mente e sempre invista em planos secundários.
2 – Nutrição de Leads
É muito comum que as empresas estejam mais preocupadas em captar novos leads, do que criar uma comunicação com os leads já existentes.
É muito importante manter seus leads sempre engajados com sua empresa para que esse relacionamento não esfrie e ele procure outras que o nutrirá de informações relevantes do seu produto ou serviço.
Uma das opções é utilizar o E-mail Marketing para construir uma relação mais personalizada com cada lead, essa ferramenta permite que você fale diretamente com pessoas que tenham interesse no seu produto/serviço.
3 – Retenha clientes
Explicamos acima a importância de sempre estar em contato com seus leads e agora falaremos sobre a retenção de seus clientes, é uma grande tendência deste ano.
Deve ser uma prioridade da sua equipe de marketing, manter seus clientes sempre incentivados e engajados com sua marca, agora que ele já fez uma compra e vivenciou a experiência, é importante pensar no pós-venda e entender se o seu produto/serviço o deixou satisfeito.
A resposta para essa pergunta pode ser ou não satisfatória, mas de qualquer forma serão importantes para sua empresa. Feedbacks negativos chamarão sua atenção aos problemas e assim você buscará soluções para que sua marca sempre evolua.
4 – Foco na Experiência
Vamos partir do pensamento do autor e palestrante Simon Sinek: “100% dos seus clientes são pessoas, 100% dos seus funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.
Simplesmente vender um produto já não é o bastante faz tempo. Nos últimos anos, ficou claro para as empresas, que oferecer uma experiência aos consumidores é um ponto muito importante.
E essa não é apenas uma tendência para o mercado B2C, empresas B2B precisam estar atentas ao que o consumidor final está procurando, por isso, observa-se cada vez mais o investimento em alta tecnologia, como também, a humanização da marca.
Você conhece seu público-alvo? Entende do que ele precisa? Já criou sua persona? Empresas que se comunicam com outras empresas, também precisam ter seu público e persona muito bem definidos. Saber dessas informações é primordial para que se crie uma experiência incrível para seus consumidores.
5 – Invista em Conteúdo de Qualidade
Tenha sempre em mente, que embora você deixe seu produto/serviço sempre bem segmentado no ambiente on-line, existirá uma gama de concorrentes na barra de pesquisa antes de aparecer o seu negócio. E como isso é feito? Marketing pago.
Portanto, invista estrategicamente para que sua empresa esteja sempre em destaque entre as outras nos buscadores do Google, ou em conteúdos no Facebook e Instagram e lembre-se, não adianta apenas investir pesado em mídia e não criar um conteúdo de qualidade e relevância para seu público-alvo.
Essas foram algumas das Tendências de Marketing Digital para Empresas B2B, não leia apenas esse conteúdo e deixe passar, hein? Coloque já em prática e se precisar de uma equipe parceira para ajudar o seu negócio a crescer, conte com a Nezz.
Fonte: netoangel.com/15-tendencias-de-marketing-b2b-que-voce-nao-pode-ignorar-em-2021/
webrain.com.br/blog/estrategias-e-tendencias-de-marketing-b2b-para-investir-em-2021/