fbpx

Métricas da vaidade existem mesmo? Curtidas e seguidores são métricas da vaidade? Entenda neste artigo

Você já ouviu falar sobre as métricas da vaidade e deve ter se perguntado se elas existem mesmo? Será que seguidores e curtidas são métricas do ego que apenas servem para alimentá-lo? Nos próximos parágrafos, nós trazemos as respostas para essas dúvidas.

O resultado de negócio não está atrelado as métricas da vaidade. Número de curtidas e seguidores, na realidade, afastam o Marketing Digital das métricas que realmente importam e fazem a diferença nos resultados de um projeto de Inbound Marketing.

Número de seguidores, número de curtidas, likes, poucos ou muitos comentários numa postagem não determinam o real sucesso do Marketing Digital e sequer garantem que os resultados positivos aumentem no seu negócio.

Essas métricas da vaidade não devem ser totalmente ignoradas, mas precisam ocupar o exato espaço e significado que lhes cabem num projeto de Inbound Marketing. Continue lendo nosso artigo e entenda mais!

A Nezz possui um time de especialistas que está preparado para falar com você sobre as verdadeiras métricas que, de fato, importam para alavancar os seus negócios. Fale conosco agora!

Como ficam os comentários nas métricas da vaidade?

Claro que a maioria das empresas, prestadores de serviços, empreendedores, enfim, todo e qualquer negócio que esteja presente nas redes sociais gosta de elogios e muita visibilidade, concorda?

Mas será que todos os comentários com elogios (ou críticas) e toda essa visibilidade irá transformar os seguidores da sua empresa ou serviço em lead qualificado? Ou seja, será que – de fato – eles vão se tornar seus clientes e impactar diretamente no aumento nas suas vendas?

Se focarmos apenas nas métricas da vaidade, quantos likes recebeu a última publicação da sua empresa nas redes sociais? Sabemos que os likes ou curtidas contribuem, sim, para aumentar o engajamento da página e da publicação.

Porém, os likes têm pouquíssimo impacto nas vendas, até porque é impossível saber a razão que levou sua audiência a curtir tal post. Pode ter sido as cores, o título ou apenas ter considerado a publicação “legal”.

Somos especialistas em métricas relevantes. Entre em contato conosco. 

Cliques, comentários e número de seguidores: mais métricas da vaidade!

Quem não gosta de ver o post que publicou nas redes sociais gerando vários comentários e engajamento da página? Os olhos até brilham, não é verdade? E, realmente, essa métrica tem sua vantagem, por exemplo, construir fãs da sua marca, produto ou serviço. 

Mas, outra vez, ressaltamos é apenas uma métrica da vaidade. Comentários raramente impactam na tomada de decisão de quem acompanha seu trabalho pelas redes sociais.

E o que dizer sobre o número de seguidores? Geralmente, este é o primeiro desejo de uma empresa quando decide por um projeto de Marketing Digital: quer aumentar o número de seguidores rapidamente!

Essa busca não está totalmente errada, porém é preciso levar em consideração que seguidores não são automaticamente ou obrigatoriamente compradores e clientes.

Muitos dos seguidores de uma marca apenas gostam das fotos, do estilo do produto, do conteúdo que é oferecido, mas nunca compram e isso ocorre por várias razões… Ou seja, esse seguidor não impacta e não está conectado com a estratégia da empresa nas redes sociais.

Enfim, entenda que as métricas da vaidade até podem ser contabilizadas, mas sem a expectativa de que caberá a elas gerar resultados impactantes na estratégia de marketing digital da sua empresa. Elas não são vilãs, mas não se apegue a elas, combinado?

Para entender com mais detalhes sobre esse assunto converse com o time Nezz.

Afinal, quais métricas relevantes trazem resultados no Marketing Digital?

Se as métricas da vaidade não impactam nos resultados positivos, quais as métricas que são relevantes para serem levadas em conta? Pois bem. Vamos explicar, nos próximos parágrafos, algumas das principais delas.

Você já escutou falar sobre CAC (Custo de Aquisição do Cliente)? Essa é uma das métricas relevantes que nada tem de vaidade. Com ela você sabe o valor exato de custo individual do cliente.

Isso significa entender claramente o ROI (Retorno Sobre o Investimento), que é o cálculo entre o valor do CAC e LTV (Lifetime Value). O LTV é uma estimativa da receita média que um cliente irá gerar. Ao saber os números do CAC você entenderá se a sua empresa está crescendo de verdade e da maneira mais eficiente.

Viu como as métricas da vaidade tem utilidade limitada num projeto de Marketing Digital? O time Nezz pode ajudar você e sua empresa a entender mais sobre as métricas relevantes. Clique aqui agora e fale conosco.

Outra métrica relevante é a Taxa de Conversão entre cada etapa do funil de vendas. Por meio dessa métrica é possível entender como estão as taxas de conversão de visitantes em leads qualificados que estejam prontos para comprar de você ou da sua empresa.

E, por fim, o número de visitantes também é uma métrica que merece muita atenção no Marketing Digital e no Inbound Marketing. A métrica das visitas no site da sua empresa precisa ser analisada constantemente.

Busque entender como é o comportamento dos visitantes no site e como está o aumento no número de visitas. Se este número estiver baixo, preocupe-se e mude suas estratégias de Marketing Digital, porque isso poderá influenciar na renovação da sua base de leads.

Agora você já entendeu que as métricas da vaidade não são relevantes e que servem de modo limitado para criar fãs, aumentar engajamento e até a visibilidade do seu negócio, mas não trazem resultados e lucros de fato para sua empresa.

Por isso, citamos algumas da principais métricas relevantes que devem ser levadas em conta e merecem atenção. Claro que dependerá do segmento no qual sua empresa atua para surgirem outras métricas importantes.

E lembre-se que a equipe de especialistas da Nezz está preparada para te ajudar a alavancar as vendas na sua empresa por meio do Inbound Marketing sempre atenta as métricas relevantes.

Converse com a Nezz e esclarece outras dúvidas!

Facebook
Twitter
Email
Print