fbpx

A importância do planejamento estratégico antes de começar as suas ações de marketing

O planejamento estratégico é fundamental antes de começar qualquer ação de marketing na internet. Sem ele, seu produto ou serviço não chegará a lugar nenhum. As ações de marketing não se sustentam isoladamente quando o campo de atuação é a internet.

Publicar posts aleatórios, escrever textos com temas desalinhados, elaborar e-Books sem nenhum conteúdo extremamente relevante, copiar textos da Google, criar sites sem potencial de rankeamento na Google… Tudo isso é igual a nada!

São consideradas apenas ações vazias, fora de estratégia e longe de atingir o alvo exato, aumentar as vendas de um produto ou a contratação de um serviço. Além disso, ainda é total perda de tempo, de dinheiro e de energia.

Para saber qual é a real importância de um planejamento estratégico para as suas ações de marketing, continue lendo as próximas linhas desse artigo e entenda mais sobre essa condição fundamental para o marketing digital.

Planejamento estratégico é o alicerce do seu marketing digital

Você pode considerar óbvio que as empresas precisem traçar um plano com estratégias para aplicar às suas ações de marketing. Mas acredite! Muitas empresas não cumprem essa etapa tão importante e sequer sabem a razão de fazê-la.

Algumas até elaboram um planejamento estratégico, porém o aplicam num período de curto prazo e deixam várias pendências que não são concluídas posteriormente, tornando as ações de marketing “mancas”.

Ainda precisamos ressaltar que todo esse planejamento para o marketing de uma empresa não pode ser engessado. Ele precisa permitir o realinhamento de ideias e, até mesmo, um novo projeto de estratégias toda vez que a empresa, produto ou serviço sofra alguma mudança no segmento no qual atua.

Menosprezar o planejamento estratégico e sair publicando conteúdos à revelia é o mesmo que sair dirigindo para algum local sem antes ter traçado a melhor rota de percurso, melhor horário para a viagem, pontos de interesse ao longo do trajeto, revisão prévia do veículo…

Alguns pontos determinantes precisam constar do planejamento estratégico

O planejamento estratégico precisa ser efetivo e eficiente. Para isso, ele exige tempo, atenção, muita análise e, claro, execução correta de todas as ações de marketing para seu produto ou serviço.

É fundamental, por exemplo, que você defina qual será o posicionamento do seu produto ou serviço na internet. Claro que essa definição irá variar conforme a sua área de atuação.

Uma análise criteriosa precisa ser feita a fim de saber qual é o posicionamento dos seus concorrentes para que você possa definir e diferenciar o posicionamento do seu próprio produto ou serviço.

Também é necessário ter claro qual é o seu público alvo e qual é a sua persona. Esses dois fatores se diferem, já que o público alvo é mais amplo e generalizado, enquanto a persona traz características bem mais específicas e detalhadas.

Aliás, será que a persona que irá comprar seu produto ou serviço está em todos os canais de comunicação, ou ela prefere apenas um deles. Talvez, o LinkedIn não seja tão importante para a sua ação de marketing, ao passo que o Facebook é fundamental.

Defina em quais canais de comunicação na internet as suas ações de marketing precisam aparecer e fazer sentido para a sua persona e quais deles é dispensável. Isso fará com que você economize tempo e dinheiro, além de ter ações mais eficientes com resultados positivos.

No planejamento estratégico é imprescindível traçar as metas e objetivos que o seu produto ou serviço precisam alcançar em médio e longo prazo.

Deixe claro dentro desse planejamento se a meta é aumentar as vendas, atrair leads mais qualificados, ampliar a presença digital do seu produto ou serviço… Enfim, valorize, faça e execute à risca o planejamento estratégico antes das ações de marketing na internet e, se for necessário, altere esse planejamento e refaça as ações.

Facebook
Twitter
Email
Print