“Quem contratar para o marketing da minha empresa?” Essa dúvida na hora de investir na marca sempre deixa muitos empreendedores e empresários sem saber direito o que fazer.
Mas antes de tomar qualquer decisão, é importante entender o que cada opção pode oferecer a sua empresa, e é sobre isso que vamos falar neste texto!
Vamos começar falando sobre o profissional freelancer. Este tipo de contratação pode ser uma boa escolha para um serviço esporádico, que não necessite, por exemplo, de resultados expressivos, é aquele momento em que você deseja realizar apenas uma campanha, ou divulgação de um produto ou serviço a curto prazo.
O freelancer também é muito requisitado para trabalhos como designer gráfico, no desenvolvimento de um cartão de visita, banner ou panfleto, enfim, é um excelente custo-benefício para pequenos objetivos.
Já a contratação de uma equipe interna para o setor de marketing da sua empresa, é preciso avaliar dois pontos importantes, volume de serviço e investimento, ou seja, só é conveniente criar um setor de marketing dentro da empresa quando o seu volume de serviço é maior do que os custos da terceirização, além da possibilidade de acompanhar o trabalho mais de perto, se este for um dos objetivos.
Por outro lado, é importante lembrar que, resultados são conquistados em equipe, dessa forma, este setor deverá ter profissionais capacitados para desenvolver estratégias específicas dentro da sua empresa, por isso não se deve esperar que através da contratação de um único profissional, você terá um setor de marketing inteiro. Além disso, deve-se pensar no quesito infraestrutura, isso requer um espaço da sua empresa e equipamentos. Somando tudo isso, o investimento pode ser alto, por isso é importante avaliar bem se há essa necessidade.
Isso tudo praticamente evidencia as vantagens de terceirizar o marketing do seu negócio com uma agência, pois na prática, você terá uma equipe de profissionais dedicados à sua empresa, que irão estudar e entender as necessidades dela e criar estratégias para que essa parceria traga resultados.
Em uma agência você tem a infraestrutura pronta e profissionais responsáveis para cada esfera dentro do marketing, dedicados ao seu negócio. Isso acaba sendo um divisor de águas, pois acompanhar este trabalho se torna um pouco mais distante, pelo fato de a equipe não estar “dentro” da sua empresa, entretanto, você não terá a carga de ter mais essa responsabilidade. Além disso, cada agência tem a sua metodologia de trabalho, o que pode soar com estranheza no início, mas é importante lembrar que independente do formato de trabalho, a busca por resultados para o seu negócio serão sempre prioridades dentro da agência.