Como funciona o Inbound Marketing para empresas B2B, provavelmente, é a pergunta que você se faz e busca pela resposta nos últimos tempos. Isso porque, muito se fala sobre isso, mas pouco se explica, não é mesmo?
O inbound marketing é uma metodologia bastante conhecida como marketing de atração. Esse primeiro conceito precisa ficar bem claro para que você compreenda os próximos tópicos.
No marketing de atração a principal meta é atrair o cliente, cativá-lo e convertê-lo para que ele compre o produto ou serviço de uma determinada empresa ou profissional autônomo.
Em linhas gerais, essa é a metodologia do inbound marketing, será executada a partir das mais variadas estratégias que serão planejadas conforme o perfil da empresa que contratará esse tipo de marketing digital.
Continue lendo esse artigo para entender melhor como funciona o Inbound Marketing B2B e como aplicá-lo nas empresas. Vamos listar algumas dicas práticas que vão ajudar você a entender as ações desse modelo de marketing digital que traz resultados surpreendentes nas vendas de produtos e serviços na internet.
Inbound Marketing: metodologia que exige estratégia digital
Quando o potencial cliente está navegando pela internet nem sempre ele está preparado para comprar o produto que sua empresa vende. Ele nem mesmo sabe que contratar o serviço que você oferece poderá solucionar o problema que ele tem.
Por isso, o inbound marketing precisa atrair esse potencial cliente por meio de um conteúdo relevante que evidencie a ‘dor’ que ele tem, mostrando também a solução que existe.
Porém, esse processo não é feito num curto espaço de tempo. É preciso nutrir esse cliente para que ele perceba que a empresa ou profissional autônomo que ele encontrou na internet tem autoridade e credibilidade suficientes para tratar a ‘dor’ que ele tem.
Isso pode ser feito por meio de blogs, conteúdos de sites, posts relevantes nas redes sociais, e-books, webinars… No entanto, todo esse conteúdo precisa estar obrigatoriamente obedecendo a um planejamento estratégico feito com antecedência.
Também é importante ressaltar que cada empresa ou prestador de serviço terá uma estratégia personalizada, já que cada um tem diferentes objetivos e metas específicas para serem atingidos.
Business to business: quando o Inbound Marketing é B2B
Diferentemente do B2C (Business to Consumer), quando a empresa vende seu produto ou serviço para o consumidor final, o inbound marketing B2B tem por finalidade vender o produto ou serviço para outra empresa: é o business to business.
Ele exige mais tempo, porque tem um ciclo de vendas longo, que exige estratégias de trabalho na internet bem definidas e alinhadas, inclusive com o setor de vendas da empresa que contratou o Inbound Marketing B2B.
Tenha em mente que as empresas para as quais você quer vender são muito mais criteriosas que o consumidor final e também possuem o ticket médio mais alto. Por isso, é fundamental entender que os resultados das vendas serão vistos a médio e longo prazo.
Para isso, saiba qual é o conteúdo ideal que será útil para o seu potencial cliente e, nesta etapa inicial do processo, o diferencial é que você entenda que o foco precisa estar no conteúdo que será produzido, e não na venda direta do produto ou serviço que você comercializa.
Dessa forma, sua empresa se tornará autoridade no assunto tratado e, diante de tanta credibilidade, o seu futuro cliente já está quase pronto para comprar de você. Portanto, continue investindo em conteúdos relevantes e também nas mídias digitais patrocinadas, durante a execução do Inbound Marketing B2B.
Tenha claramente traçado qual o objetivo que você quer alcançar em médio e longo prazo para que você possa mensurar os resultados e analisar as métricas de cada ação realizada.
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Pronto! Você aprendeu a introdução sobre como funciona o , você já sabe um pouco mais sobre como funciona o Inbound Marketing B2B e já pode dar o start no marketing digital que você tanto quer para sua empresa.