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Topo, meio e fundo de funil – Entenda cada etapa

Topo, meio e fundo de funil, se você é adepto do marketing digital ou está estudando sobre o assunto e começando a se envolver nesse mundo, com certeza já ouvir essas expressões.  Esses termos são para identificar os estágios do funil de vendas.

funil de vendas é que dá suporte a jornada de compras das empresas, e entendê-lo é essencial para uma boa estratégia de Inbound Marketing. Como queremos que sua estratégia seja bastante eficiente, vamos explicar um pouco sobre os estágios do funil para te ajudar em seus projetos de Marketing Digital e Inbound Marketing.

 

Topo de funil

É a etapa em que a pessoa está na busca por resolver um problema, ele busca informação sobre aquele assunto afim de achar uma solução. Esse estágio está ligado a fase da jornada de compra que chamamos de Aprendizado e Descoberta que é quando o seu visitante descobre que têm um problema e precisa resolvê-lo.

Nesse estágio o lead ainda não é qualificado por isso é mais difícil conseguir venda, porém ele provavelmente é um cliente em potencial.  Por isso é importante que você tenha conteúdos que ofereçam respostas para as questões e necessidades dessas pessoas. A ideia é que quando alguém estiver na internet e pesquisar sobre um tema relacionado aos produtos ou serviços que sua empresa oferece, você seja encontrado facilmente, oferecendo um bom conteúdo informativo.

Uma dica é trabalhar com conteúdos educativos, como e-books e infográficos, pois assim o visitante consegue acessar preenchendo um formulário e, automaticamente já se torna um lead.

 

Meio de Funil

Essa é a etapa em que o seu lead procura uma solução para o problema, ele sabe que precisa resolver mais ainda não sabe como. O meio de funil está ligado a fase da jornada de compra chamada de reconhecimento do problema e consideração da solução, é nessa etapa que você vai qualificar o seu lead.

O lead que chega ao meio de funil já sabe do problema que tem e quer a solução, por isso podemos considerá-los mais próximos da venda. Nessa situação você já pode trabalhar conteúdos um pouco mais comerciais, com dicas e técnicas para resolver o problema do seu lead.  A partir da interação do seu lead com os conteúdos lançadas você vai ver como está a qualificação e assim determinará se vale a pena entrar em contato para fazer a venda.

 

Fundo de Funil

Neste estágio é quando os leads se tornam oportunidades, ou seja, ele já está pronto ou quase pronto para efetuar a compra do seu serviço/produtos. É a fase ligada a etapa da jornada de compras que chamamos de decisão de compra.

É nessa fase que, tudo que você ofereceu de conteúdo para o seu lead e ganhou credibilidade e confiança pode fazer a diferença. É aqui que eles comparam soluções para decidir qual o atende melhor. Nessa fase é interessante criar conteúdos comparativos, tabelas de preços, teste grátis e até promoções.  Mas cuidado para não apresentar esse conteúdo para leads que ainda não chegaram nessa fase do funil, pois dificilmente converterá em venda.

O Funil de vendas se encerra nessa fase, quando o lead efetua a compra e virá cliente.

 

Depois desta etapa você deve fidelizar seu cliente, mas falamos um pouco mais sobre isso AQUI.

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