O blog é o melhor canal de divulgação de conteúdo em uma estratégia de Marketing Digital. É um canal exclusivamente seu, para comunicação direta com o seu público. Através do blog é possível otimizar o seu conteúdo para que ele seja encontrado no Google e conquiste boas posições.
De acordo com estudo da Content Trends, 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em blog por acreditarem que seja uma boa estratégia. O mesmo estudo aponta que as empresas que utilizam essa prática aumentam em 3,7 vezes o número de visitas ao site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.
Para saber mais sobre as vantagens de ter um blog, continue lendo este texto.
Aumento da visibilidade.
Depois de criar um blog, você não poderá esquecer da divulgação, existem algumas plataformas que ajudam nesse processo: anúncios no Google Ads, e-mail marketing, redes sociais, posicionamento nas buscas orgânicas do google.
A partir daí, seus posts serão lidos por mais pessoas e assim sua marca ganha visibilidade através de conteúdos relevantes. Além disso, o blog possui resultados permanentes, ou enquanto ele existir, já que este sempre poderá entregar o seu conteúdo e informações para alguém.
Baixo custo para iniciar.
Para começar o seu blog não é preciso muito, você não precisará gastar nada. Existem plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento. E se você mesmo produzir o conteúdo, não terá gasto contratando um profissional. E a divulgação também pode ser feita de forma gratuita nas redes sociais.
Aumento de clientes e seguidores.
A partir do momento que sua marca ganha visibilidade, principalmente de pessoas que visitam seu conteúdo de blog, consequentemente, você aumenta sua cartela de clientes e seguidores já que eles acompanham suas dicas, novidades e tutoriais. Quando você oferece um esclarecimento às principais dúvidas, você cria uma boa relação com o leitor e se destaca pelo seu conhecimento de causa, isso gera autoridade para o seu negócio e impulsiona suas vendas, pois eles se sentem gratos por terem conseguido as informações de que precisavam, sendo assim, é mais propenso que eles fechem negócio com você, já que você os ajudou.
Você educa o seu público.
Esse é mais um dos fatores que demonstram a sua autoridade, impulsionam seu site e suas vendas, pois você pode gerar conteúdos que demonstrem a importância do seu produto ou serviço sem, necessariamente, mencioná-lo. Para isso, você pode abordar temas relativos ao seu negócio e que explorem as dores do seu público-alvo.
Possibilidade de geração de renda.
Já falamos sobre aumentar a sua cartela de cliente e é claro que isso já é uma geração de renda, mas com um blog você tem outros meios de gerar renda.
Quando o seu blog tem um número alto de acessos, você pode se cadastrar no Google AdSense, que é plataforma que te ajuda a vender espaços publicitários na sua página, geralmente direcionadas para empresas que tenham produtos ou serviços ligados ao conteúdo do seu blog. E a cada clique, você ganha uma porcentagem do que a empresa paga para o Google.
Relacionamento.
Mesmo que você já tenha uma boa cartela de clientes e seguidores, é importante ter um blog para manter um relacionamento e interagir com eles. Enquanto os clientes acompanham os conteúdos do seu blog, você está na mente deles. E, quando chegar o momento de decisão de compra, é da sua empresa que eles vão se lembrar.
Gostou de saber sobre a importância de ter um blog? Quer saber mais sobre assuntos ligados a marketing digital, vendas e publicidade? Acesse nosso blog.