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Marketing Conversacional: saiba agora o que é e como utilizá-lo

Marketing conversacional é mais do que uma nova tendência no Marketing Digital, ele é uma ferramenta eficiente e automatizada que potencializa a escalada de negócios da sua empresa, gera diversas economias e agiliza os processos no funil de vendas.

Se você ainda não ouviu falar sobre o Marketing Conversacional, siga a nossa orientação: comece a prestar atenção porque este conceito nada mais é do que a boa e velha conversa feita, agora, de maneira automatizada e imediata.

Afinal, é exatamente a conversa assertiva que, há muito tempo, é considerada a melhor e mais eficaz técnica de venda. Você não quer deixar seu futuro cliente falando sozinho, esperando por dias pela resposta da sua equipe, não é mesmo?

No Marketing Conversacional a estratégia consiste em criar diálogos em tempo real que sejam atrativos e personalizados para cada potencial cliente, de acordo com cada perfil. Dessa forma, sua empresa facilita o processo do funil de vendas aumentando as chances de o cliente decidir pela compra.

Mas não é só isso! Nos próximos parágrafos vamos te explicar com mais detalhes essa nova tendência do Marketing Digital e como aplicá-lo em seu negócio. Continue lendo nosso artigo e aprenda mais com a Nezz.

Afinal, o que é o Marketing Conversacional?

De forma direta e objetiva, ele é uma estratégia que reduz e agiliza o ciclo de vendas no seu negócio. Por meio do Marketing Conversacional a abordagem do cliente torna-se mais humanizada, personalizada e assertiva.

O cliente não ficará refém da demora do retorno da empresa e poderá se engajar com ela no momento em que ele quiser tornando a experiência de compra mais rápida. E a Nezz, mais uma vez, sai na frente sendo a 1ª agência do Brasil a usar essa estratégia com parceiros relevantes, que são o Tag Center e a Tallos.

Sabemos que, muitas vezes, o que chamamos de lead qualificado – que é o potencial cliente – ao entrar em contato com a empresa acaba tendo que aguardar um retorno dela para prosseguir com a jornada de compra.

Com o Marketing Conversacional o atendimento online aos mais diferentes perfis de clientes funciona 24 horas, 7 dias por semana, de maneira automatizada, reduzindo o tempo da jornada de compra, sem gerar mais custos para o seu negócio.

Aliás, é válido ressaltar que o atendimento 24 horas, 7 dias por semana, está determinado às empresas na nova Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Novas regras para o SAC estão em vigor desde outubro de 2022 por meio do Decreto n º 11.034, de 5 de abril de 2022, que visa melhorar o atendimento ao cliente, atualizando importantes pontos do Código de Defesa do Consumidor.

Uma dessas atualizações é a pluralidade de canais de atendimento ao cliente. De acordo com a nova Lei do SAC, as empresas têm de escolher dentre os diferentes canais de atendimento que oferecem, quais deles ficarão disponíveis de maneira ininterrupta. Ou seja, os canais escolhidos devem funcionar 24 horas por dia durante os sete dias da semana.

Mas, na prática, como funciona o Marketing Conversacional?

Essa é a dúvida de muitas empresas! Elas querem entender como irão conseguir manter um atendimento online ininterrupto (24 horas por dia, todos os dias) sem precisar ampliar o quadro de funcionários.

E a nossa resposta é simples: utilizando a inteligência artificial dos chatbots em todos os canais de comunicação digitais em que ela esteja presente: Instagram, Facebook, LinkedIn, sites, e-commerce, inclusive, no WhatsApp.

Pode até parecer um conceito simples: um robô que conversa com as pessoas via chat. Mas não é! Os chatbots representam uma evolução muito significativa na relação entre pessoas, marcas e tecnologia. Fale com os especialistas da Nezz para saber mais.

Aliás, é imprescindível que as empresas entendam que os chatbots são o futuro do relacionamento com seu potencial cliente. Através deles, a experiência de compra torna-se mais humanizada, personalizada e ágil, seja qual for o canal de comunicação digital utilizado pelo cliente.

Portanto, o Marketing Conversacional precisa dos chatbots para existir. São eles que fazem acontecer a mágica do atendimento imediato e personalizado, surpreendendo o cliente e fidelizando-o, durante todo o processo de compra.

Porque minha empresa deve investir no Marketing Conversacional?

Vamos imaginar uma pessoa que quer contratar um plano de saúde e, para isso, faz várias pesquisas no Google até que chega a um site que vende esse produto ou, até mesmo, nas redes sociais das empresas que oferecem planos de saúde.

A pessoa – que é o potencial cliente – está decidida a contratar o plano de saúde, mas se depara com alguns obstáculos que esfriam sua decisão e prolongam o funil de vendas distanciando o futuro cliente da compra.

Por exemplo, a necessidade de ele preencher formulários, confirmar códigos por e-mail, responder questões, enfim, procedimentos pontuais que tornam a experiência de compra mais longa, deixando esse cliente refém do retorno da empresa.

Mas, se o seu negócio já tiver o Marketing Conversacional, esse cenário será outro! A jornada de compra fica mais rápida e o futuro cliente já é conduzido a tomar uma atitude decisiva, como o agendamento de uma reunião ou fazer o pedido de um orçamento.

A conversa um-a-um entre cliente e empresa, através do atendimento online imediato e automatizado a qualquer dia e horário estreita a relação, porque em poucos cliques o futuro cliente recebe contato exclusivo e interativo que esclarece suas principais dúvidas e deixa a compra mais atrativa.

Tenha em mente que as mudanças nos processos de vendas pela internet precisam dessa atualização e dinamismo, já que o mundo online está em constante evolução facilitando a vida dos seus usuários. Converse com a Nezz para entender melhor.

Na hora da experiência de compra, a dinâmica dos processos precisa ser a favor da empresa. Ela deve proporcionar rapidez, interatividade e personalização para seus futuros clientes e o Marketing Conversacional é perfeito para isso.

Mas ATENÇÃO!!!

A estratégia do Marketing Conversacional somente será eficaz se as ferramentas utilizadas para o validar forem oficiais com API oficial do Meta.

A Nezz utiliza somente esses API oficiais para gerenciar e fazer toda a gestão do Marketing Conversacional das empresas que contratam essa ferramenta.

Inclusive, a Nezz tem parceria oficial com o RD Station para utilização da Tallos, e com a Tag Center, duas das melhores do mercado.

Utilizar o Marketing Conversacional sem o API oficial do Meta traz consequências danosas, sendo a mais grave delas o bloqueio das contas pelo Meta!

E depois que a conta é bloqueada por essa razão dificilmente ela irá retornar à ativa na Internet. Portanto, não coloque em risco o Marketing Conversacional da sua empresa! Converse antes com os especialistas da Nezz e esclareça suas dúvidas.

Marketing Conversacional: quais as vantagens de praticá-lo?

Se você tem dúvidas sobre a eficiência do Marketing Conversacional para o seu negócio, vamos eliminar algumas delas agora! Nossos especialistas separaram algumas vantagens de aderir ao Marketing Conversacional.

Mas, antes, vamos abordar a principal delas nessa estratégia que já chegou para ficar e está revolucionando os processos de jornada de compra do cliente no mundo digital.

Uma das grandes qualidades do Marketing Conversacional é possibilitar que a empresa como um todo controle e acompanhe todo o processo e faça toda a gestão. Ou seja, ele fica integrado às plataformas de automação de marketing e o lead (potencial cliente) deixa de ser apenas do controle do vendedor.

Toda a empresa poderá gerenciar esse lead da forma que considerar mais importante e envolvê-lo dentro da estratégia do funil de vendas e da jornada de compras definida pelo marketing e vendas. Quer saber mais? Fale com a Nezz.

Outro diferencial importante do Marketing Conversacional é que ele vem ao encontro do Inbound Marketing, potencializando as ações de interação com o cliente, em especial com o uso do RD Station e RD CRM, que tem integração e permite o uso de fluxos de automação com mensagens.

E, agora, vamos listar outras vantagens da estratégia do Marketing Conversacional para o seu negócio.

  • Gerar e nutrir leads: o marketing conversacional impulsiona o funil de vendas e, além de captar leads, também irá nutri-los com os melhores incentivos, como diálogos imediatos que esclarecem dúvidas e aceleram o processo de compra.
  • Agilidade e otimização: no marketing conversacional a palavra-chave sempre é rapidez. É fundamental que haja dinamismo na conversa em tempo real. Afinal, quem não quer uma resposta imediata? Paralelo à essa agilidade está a otimização que elimina as barreiras de comunicação facilitando os processos de compra.
  • Automatização e Conversão: Os chatbots, inclusive no WhastApp, identificam automaticamente os novos usuários de uma página. Assim, é possível oferecer um atendimento personalizado ao potencial cliente. Até porque, quanto mais rápido se estabelecer esse relacionamento com o consumidor, maiores são as chances de vender seu produto ou serviço. Com o processo de vendas mais dinâmico e simplificado, a conversão dos leads tende a aumentar!

Sem dúvidas, cada vez mais, o Marketing Conversacional via chatbots para WhatsApp e todos os demais canais de comunicação digitais serão utilizados pelas empresas com a finalidade de conciliar eficiência no atendimento e fidelização do cliente.

Lembre-se que o Marketing Conversacional é mais do que uma tendência que chegou para ficar e pode ser usado em plataformas, como sites, e-commerces, redes sociais e, inclusive, nos call centers.

Gostou desse artigo? Agora você já sabe um pouco mais sobre o Marketing Conversacional e como utilizá-lo nos seus negócios para alavancar as vendas e fidelizar seus clientes.

Mas, se quiser esclarecer alguma outra dúvida é só entrar em contato com os especialistas da Nezz que vamos te ajudar.

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