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E quando tudo isso passar? Prepare a sua empresa com um marketing eficiente.

Vivemos um momento atípico e inesperado por toda a humanidade, de repente fomos obrigados a nos recolher em quarentena, empresas fecharam as portas, perderam negócios, pessoas perderam sua renda e uma crise mundial se instaurou. O Coronavírus (Covid-19) é o mal a ser combatido e vencido.

Agora, temos que tomar todas as precauções necessárias, mantermos o distanciamento social, toda a higiene possível e proteger aqueles que fazem parte do grupo de risco.

Além disso, também temos que pensar nas atitudes que precisamos ter em relação ao nosso trabalho e às nossas empresas.

É fato que nesse primeiro momento essa crise tende a impactar de forma negativa, para uns mais, para outros menos, o que torna essencial revermos nossos processos de trabalho, nosso planejamento, pensarmos nas atitudes emergenciais para minimizar o impacto e, principalmente, estarmos prontos e estruturados para quando tudo isso passar.

Com certeza, quem melhor se preparar agora, sairá na frente daqui um futuro próximo, com a grande possibilidade de se recuperar mais rapidamente e até ampliar suas oportunidades.

Portanto, algumas atitudes são fundamentais para isso:

 

  1. Mantenha a tranquilidade e a serenidade. Atitudes desesperadas trarão ainda mais problemas e prejuízos. A sabedoria é fundamental neste momento e mostrará que você tem capacidade para superar tudo isso. Não tome atitudes precipitadas, não saia cortando contratos e demitindo, assim, só estaremos ampliando a crise.
  2. Esteja mais próximo de sua equipe e parceiros. As relações serão fortalecidas e o sucesso do seu negócio irá depender, fundamentalmente, da forma como você irá se relacionar. Crie interações que simulem o ambiente de trabalho, mesmo que online, mantenha a equipe motivada e otimista, se comprometa a fazer o melhor para preservá-los.
  3. Procure olhar de forma ampla. Observe o cenário local e mundial, concorrentes, outros setores, para as necessidades. Ideias e oportunidades irão surgir. Você poderá encontrar um novo segmento de mercado, iniciar um projeto que estava na gaveta, aderir à tecnologia e inovação mudando sua forma de produzir, vender e entregar.
  4. Reveja sua forma de trabalhar. O mundo não será mais o mesmo depois dessa pandemia. E já podemos notar algumas mudanças no cenário atual. Um exemplo disso é o comércio eletrônico. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), desde de 12 de março alguns varejistas registraram aumento de 180% nas vendas de produtos das categorias alimentos, bebidas, saúde e higiene pessoal. Com muitos comércios fechados, a tendência é que a venda online de vários segmentos também aumente. As relações, os negócios e a forma de comprar mudará e você precisa estar atento e integrado a tudo isso. As pessoas serão mais cuidadosas, utilizarão ainda mais a tecnologia para se comunicar e comprar, estarão mais atentas às questões econômicas, gastando menos e, posteriormente, poupando mais.
  5. Use a tecnologia a seu favor. A tendência é que, durante o período de isolamento, a busca por tecnologia aumente. Empresas de tecnologia da região de Campinas (SP), por exemplo, registraram aumentos de até 60% na demanda, conforme levantamento feito pela EPTV (afiliada à TV Globo). Então use a tecnologia a seu favor! Redes sociais, e-commerce, mídia digital, aplicativos. Tudo isso será necessário para atrair e fidelizar seus clientes, além de oferecer produtos e serviços adequados em preço, forma de entrega, etc. Quem sabe implementar uma loja virtual tanto para consumidores finais (B2C) quanto para distribuidores e atacadistas (B2B); utilizar-se mais de reuniões online que poupam tempo e são muito mais econômicas, investir em conteúdos para redes sociais e websites que atraiam e fidelizem seus clientes; adotar ou desenvolver aplicativos que conectem diretamente você ao seu cliente, criando mais proximidade com uma comunicação personalizada.
  6. Tenha o seu time de marketing e vendas ao seu lado. São eles que poderão contribuir para que você estabeleça uma comunicação adequada com seus clientes neste momento, são eles que vão desenvolver ações diferenciadas e focadas no momento e colaborar no planejamento eficiente para o pós pandemia. Neste momento a criatividade e a visão estratégica se faz ainda mais necessária.
  7. Fortaleça a sua marca perante seus clientes, de forma inteligente e criativa, demonstrando que você e sua empresa estão ao lado deles, prontos para colaborar. Essa relação estreita será o grande diferencial para quando o cliente precisar comprar e optar por você. De alguma maneira, mesmo que em distanciamento social, as pessoas estão retomando suas vidas, consumindo, estudando, trabalhando de casa (home-office), gerando oportunidades. Colabore com o seu conhecimento e expertise de sua empresa, sem a necessidade de entrar em assuntos ligados diretamente com o Covid, a não ser que seja da área da saúde, afinal, a rede está repleta de informações e, talvez, você não tenha conhecimento aprofundado do assunto. Compartilhe conteúdos relevantes do seu segmento que possam inspirar, motivar e colaborar para a recuperação da sua empresa e de seus clientes.
  8. Utilize o marketing digital como sua grande estratégia de comunicação e vendas. Neste momento, mais do que nunca, as pessoas estão muito conectadas, seja em busca de informação, quanto de entretenimento. Além disso, já sabemos a força das mídias digitais perante os usuários, além de seu custo ser bem mais acessível e os resultados muito mais eficientes. Mantenha seu site atualizado e rápido, produza conteúdos relevantes à seu público.
  9. Priorize ações de inbound marketing, que será fundamental para o relacionamento com seus clientes, levando informações relevantes, colaborativas e com oportunidades que promovam a aceleração da recuperação de todos. Além disso, ações de inbound marketing fazem atração, captação, nutrição, qualificação e conversão de leads. Com isso, o inbound marketing promove e gera autoridade para sua marca, pois toda a ativação é realizada por meios de e-books e guias como fontes ricas de informação, artigos de blog, e-mail marketing, newsletters, landing pages, pop-ups e automações, que agilizam e potencializam toda a estratégia.
  10.  Potencialize suas ações com Mídia Digital Patrocinada, através do Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LInkedin Ads e outros meios oferecidos por canais relevantes e mídia programática. Apesar do momento ser de contenção e avaliação, também precisamos considerar que as pessoas estão em casa e consumindo muito mais conteúdos digitais nos diversos canais. Também temos que observar que, com o passar do tempo, todos estão se acostumando com a situação e procurando retomar suas atividades de alguma maneira, seja em home-office, por meio de vendas online, delivery ou com todas as precauções necessárias, portanto, se sua marca estiver presente neste momento, é certo que está reforçando a sua presença digital, autoridade, relevância e maiores possibilidades de vendas. Também temos que considerar que, neste momento, os custos de investimento em mídia digital reduziram bastante, portanto, sua verba será muito mais eficaz, atingindo um número maior de pessoas.

 

Se desejar, temos uma ferramenta super legal que faz um diagnóstico de marketing para você e é gratuita, basta clicar neste link e preencher os campos solicitados. É rapidinho!

Também estamos disponibilizando alguns materiais que podem te ajudar neste momento, basta acessar nos links abaixo:

 

 

No mais, mantenha o otimismo e o foco no que mais importa, a sua saúde, de seus familiares e de seus negócios.

A tempestade irá passar, novos tempos virão, oportunidades surgirão e, se você estiver preparado, certamente será muito bem sucedido.

 

Espero ter contribuido de alguma forma.

Juntos venceremos essa guerra!

 

Luciano Silva

CEO da Nezz Digital Marketing + Design



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