No capítulo anterior da série “Como o Google ADS contribui com o marketing da sua empresa” falamos sobre as Keywords ou palavras-chaves para os íntimos, demos dicas de como colocar sua empresa no topo das buscas.
Hoje, vamos falar sobre investimento financeiro e de como funciona o sistema PPC (Pague por clique).
3º INVESTIMENTO FINANCEIRO & RETORNO:
Conhecendo as maneiras de investir e transformando o investimento em visibilidade.
Conforme falado anteriormente, no Adwords você só paga quando o marketing online funciona, ou seja, quando há clique, dessa forma, o ADS funciona com o sistema PPC (Pague Por Clique), e a cobrança pode ser realizada por cartão de crédito, cartão de débito e boleto bancário.
Dentro do Adwords há três tipos de PPC, e antes de iniciar uma campanha é bom que você os conheça e compreenda. Então vamos lá:
PPC Máximo: Como o próprio nome já diz, o PPC Máximo refere-se ao maior valor que você anunciante está disposto a pagar para o Google pelos cliques recebidos.
PPC Médio: Nesta modalidade o custo usa como referência o valor médio entre as veiculações de sua empresa. Vamos compreender: suponha que empresa tenha um anúncio que custa R$ 0,20, e outro que custa 0,30 (por clique); a média entre os anúncios será de R$ 0,25.
PPC Real: É o valor real a ser pago por cada clique recebido. Esse valor não é fixo, variando de anúncio para anúncio, de acordo com os leilões, e também com a qualidade do anúncio.
O Google não escolhe de maneira aleatória, nem por meio de sorteio a posição sobre cada anúncio. Esse fator depende da qualidade de cada divulgação e também do valor que cada anunciante dispõe-se a pagar.
O processo de leilão acontece com toda página que deseja ser divulgada dentro do Adwords Google, para decidir quais anúncios serão exibidos para uma pesquisa específica e em que ordem aparecerão. Os leilões funcionam de acordo a estes três passos:
Quando alguém pesquisa, o sistema do Google AdWords encontra todos os anúncios em que as keywords correspondem ao solicitado;
A partir desses anúncios, o sistema ignora todos aqueles que não se encaixam, como anúncios reprovados ou segmentados para um país diferente.
Dos anúncios restantes, apenas aqueles com uma classificação elevada do anúncio podem ser exibidos. A classificação do anúncio é uma combinação entre seu lance e a qualidade de seu anúncio e o impacto esperado de extensões e outros formatos de divulgação.
A qualidade do anúncio influencia diretamente na posição em que seu link irá aparecer, e também no preço a ser cobrado sobre os cliques. O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo próprio Google, apresentando uma nota de 1 a 10, de acordo com uma avaliação sobre o anúncio, as keywords escolhidas e a página de destino, para definir o grau de importância da publicação para o usuário.